quarta-feira, 17 de abril de 2013

Cupcakes de Chocolate Meio-Amargo para uma aula nhé

Não estou conseguindo engrenar no ritmo da faculdade, como normalmente faço. Esse último ano chega cheio de responsabilidades, monografia, estágio, relatório de pesquisa... Tenho vontade de gritar. Não porque eu não goste de ter meu tempo ocupado ou não goste da minha pesquisa ou faculdade... Mas às vezes o cansaço se mistura com a percepção de como o tempo passa rápido (já fazem quase 4 anos que eu era uma caloura de mechas ruivas no cabelo perdida pelo Largo de São Francisco), com uma aula chata à noite e com a TPM, e aí você tem vontade de jogar tudo pro alto, se enrolar em posição fetal e assistir séries o dia inteiro, ao invés de fazer as milhões de coisas que tem planejadas.
Às vezes, ao invés de ver séries, você sente vontade de fazer cupcakes, porque cozinhar é uma tarefa que você ama e que te acalma (por mais louco que isso possa parecer para o resto do mundo). Unindo essa vontade com a promessa de levar cupcakes para os meus amigos de faculdade, os fiz, e eles gostaram (a propaganda do Arthur e da Mari provou-se não-enganosa, o que me deixou feliz :D). 
Para azar da Nicole, minha irmã viciada em chocolate ao leite, é mais uma receita meio-amarga ("Você só faz coisas com chocolate meio-amargo agora, que saco!"): os bolinhos não são muito doces, são fofíssimos e a cobertura é deliciosamente viciante. Coma com moderação, ou não. 


Massa: 

Cupcake de Chocolate Fácil 
(do livro "The Ghirardelli Chocolate Cookbook")

Ingredientes:
-1 xic + 2 colheres de sopa de farinha
-1/4 de xic de cacau em pó
-1 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
-1/4 de colher de chá de sal
-1 ovo grande
-1/2 xic de açúcar mascavo apertado na xícara
-1/2 xic de açúcar
-1/2 xic + 2 colheres de sopa de leite (à temperatura ambiente, sempre)
-1/3 de xic de café forte ou expreso (à temperatura ambiente)
-1/2 xic (100g) de manteiga sem sal, derretida

Modo de fazer:
1.Pré-aqueça o forno a 180o e forre a forma de muffins com forminhas de papel.
2. Peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal em uma tigela.
3. Em outra tigela, misture o ovo e os açúcares até ficar homogêneo. Junte o leite, o café e a manteiga derretida. Junte os ingredientes secos e misture apenas até que fique homogêneo.
4. Divida a massa entre as formas, enchendo-as até 3/4 da capacidade. Asse por 15 minutos ou até um palido enfiado no meio sair limpo.
5. Esfrie na forma por 10 minutos, depois transfira-os para um prato para esfriar. 

Cobertura Perfeita de Chocolate Meio-Amargo da Nigella

Ingredientes:
-125 ml de água
-30g de açúcar mascavo
-175g de manteiga
-300g de chocolate amargo ou meio amargo picado

Modo de fazer: 
1. Coloque a água, o açúcar e a manteiga em fogo baixo até derreter. 
2. Quando começar a ferver, tire do fogo e adicione o chocolate picado, balançando a panela para que ele fique encoberto pelo líquido quente. Então deixe uns minutos para que o chocolate derreta todo. 
3. Coloque a panela no congelador ou freezer por 15~20 minutos. Tire-o, mexa com um fouet, e volte por mais 15~20 minutos para o congelador. Dessa segunda vez, o chocolate deve aparentar estar sólido (se só as beiradas estiverem 'sólidas', mexa com o fouet novamente e volte por mais 15~20 minutos para o congelador). Estando 'sólido' (você mexe a panela e ele não se mexe), misture com um fouet: você verá que ele pode ser facilmente manipulado, mas mantém a forma. Ele tem que ficar nessa consistência 'spreadable'. Caso não queira ficar nessa de colocar e tirar do freezer, faça a cobertura na noite anterior ou umas 3 horas antes de fazer os bolinhos. Eu particularmente prefiro o atalho do freezer porque demora muito deixá-la engrossar sozinha.
4.Quando a cobertura estiver "spreadable", decore seus cupcakes como desejar e seja feliz :D

3 comentários:

  1. fuck yeah! tenho meu nome em uma publicação do blog! Os "bolinhos" ficaram realmente muuuito bons. Pena que minha parcela foi apenas um. hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, deixa de ser egoísta!
      O que é bom tem que ser dividido e difundido pelo resto do mundo, por isso você não podia comer todos os cupcakes! rs

      Excluir
    2. Vocês são uns lindos! haha (:

      E é cupcake, Arthur u.u

      Excluir