quinta-feira, 4 de abril de 2013

Oeufs en Cocotte e a Cura para a Ressaca

As aulas voltaram, o meu oitavo período se inicia e um leve desespero tomou conta do meu ser. Apesar de agora ter certeza que vou encontrar meus amigos queridos toda semana, a volta às aulas também significa muito trabalho, 20 horas semanais de pesquisa, 10 horas semanais de estágio, escrever a  monografia e cursar as matérias da faculdade. Não vai ser fácil, e por isso decidi aproveitar essa primeira semana, quando as aulas são puramente compostas pela apresentação do curso, para ter o último momento de descontração.
Ontem a descontração chegou no level "party hard", já que o Vitão é patrão de novo (uhuu estágio novo!) e comprou shots de tequila para nós (eu, ele, a Ingrid e a minha irmã Catherine). Enfim, foi divertido. 
Acordar hoje, no entanto, não foi tão divertido assim. Não é de longe a minha pior ressaca (a do St. Patrick's Day foi terrível e um milhão de vezes pior), mas a enxaqueca e o cansaço são sempre ruins. 
É óbvio que eu não queria cozinhar nada complicado, mas eu precisava comer. Então, eu lembrei dos "ovos cocotinha" que a minha mãe fazia para nós quando éramos pequenas e resolvi fazer minha versão. 
Oeufs en Cocotte (ovos em potes, tradução literal), são clássicos da culinária francesa, normalmente feitos com ovos e crème fraîche (o 'sour cream' francês), mas você pode usar o que tem na sua cozinha: catupiry, molho bechamel, molho de queijo, creme de leite fresco... E completar também com o que quiser: frios, outros queijos, ervas, temperos... Deixe sua imaginação fluir. 
Recomento este prato para dias de ressaca ou cafés da manhã na cama: use tirinhas de baguette italiana tostados para comê-los e esqueça dos talheres.

Oeufs en Cocotte

Ingredientes:
-2 ovos grandes
-4 colheres de sopa de catupiry
-2 colheres de chá de requeijão normal (uso Itambé)
-2 pitadas de noz moscada
- Mistura de ervas (usei orégano, manjericão, manjerona e alecrim secos)
-sal e pimenta à gosto
- Baguette italiana tostada para companhar

Modo de fazer:
1. Pré-aqueça o forno a 230oC. 
2. Pegue dois ramequins/potinhos e coloque duas colheres de sopa de catupiry em cada um deles. Adicione uma colher de chá de requeijão em cada um e a noz moscada. 
3. Coloque os ovos por cima, com cuidado. Salgue e apimente e adicione as ervas. 
4. Em uma travessa funda, coloque os potinhos e encha com água quente da torneira até que alcance a metade dos ramequins, fazendo um banho-maria. Coloque no forno por 15 minutos, ou até as claras estarem cozidas e esbranquiçadas, mas a gema continuar molinha e cremosa. Caso prefira ovos mais cozidos, deixe mais tempo.
5. Sirva em seguida com baguette tostada.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário