terça-feira, 19 de março de 2013

Chocolate Quente para Corações Gelados

"Quer que eu faça um chocolate quente?" é a pergunta que escapa dos meus lábios quando alguém está triste. É uma bebida simples, mas o calor do chocolate aquecido é reconfortante e preenche um coração abatido pela tristeza, decepção ou desesperança. Nessas horas, eu sempre proponho um filme e chocolate com bolo de baunilha.
Também para os dias frios e chuvosos, essa é a primeira pedida de todos os amantes de chocolate. O que muita gente não sabe é que existem diversas variações da receita.
Com suas origens maia e asteca, a primeira bebida feita à base de cacau e atribuída às divindades indígenas era, na verdade, bastante amarga, feita com cacau e pimenta. Segundo o Larousse do Chocolate, a bebida chamava-se chocolatl, e poderia ser perfumada também com baunilha, mel e até mesmo cogumelos alucinógenos. A história do chocolate é longa, seu sucesso pode ser comprovado até os dias atuais.
Pode-se fazer chocolate quente com leite ou água, adicionando creme de leite para cremosidade extra, chocolate em barra ou em pó ou mesmo o cacau em pó.
Tendo feito algumas delas ao longo dos anos - inclusive a menos glamourosa, mas que quebra o galho nas horas de necessidade, de chocolate em pó e leite - e recebendo amigos em casa, eu decidi fazer minha versão dessa bebida divina.
A receita original, usada em casamentos, celebrações e rituais, e consumida pelas figuras nobres e importantes da sociedade asteca, não chegou até as minhas mãos, mas deixo aqui minha singela homenagem.
Prepare-a para si, se a melancolia da chuva o atingiu, ou se você está passando pelo difícil momento de variações hormonais, para os amigos em horas de necessidade ou para passar o dia com seu amado (chocolate é afrodisíaco, não esqueçam ;D).



Chocolate Quente Para Corações Gelados
(rende 4 porções)

Ingredientes:
- 100 g de chocolate meio-amargo (usei chocolate orgânico 52% da Cacau Show)
-1/4 de xícara de chocolate em pó (usei Dois Frades da Nestlé, que é 50% cacau, 50% chocolate)
-400 ml de leite integral
-1/4 de colher de chá de pimenta caiena
-1 colher de chá de extrato de baunilha
-Creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
-4 pitadas de canela em pó
-Açúcar a gosto (usei 1/4 de xícara)
-1 dose de whisky por caneca/xícara (opcional - eu não coloquei. Mas whisky e chocolate combinam muito)

Modo de fazer:
Coloque o leite e o chocolate em pedaços, em pó e o açúcar (caso deseje) para derreter em fogo baixo, mexendo sempre, sem deixar ferver. Quando estiver tudo bem incorporado e quente, adicione o extrato de baunilha e as pitadas de pimenta caiena e misture. Divida em quatro canecas, coloque uma colher de creme de leite fresco batido em cada um e finalize com uma pitada de canela em pó.
Caso você esteja tendo um dia ruim e precise de um drink, coloque uma dose de whisky no fundo da caneca ou xícara, antes de completá-la com o chocolate quente.
Satisfação garantida ;)

Um comentário: