terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Bolo de laranja para um dia feliz

Dias excessivamente quentes, por si mesmos, já deixam todo mundo mal-humorado (combinação de cansaço, calor, incômodo, suor e preguiça). Eu ainda fiz a maravilha de conseguir machucar o dedo ontem no Kung Fu (contei que estou fazendo Kung Fu? É muito bom <3), então a perspectiva do dia era ruim. Mas eis que recebo uma mensagem da minha amiga Ingrid e a convido para vir pra cá.
Ligamos o ar-condicionado, assistimos filmes da adolescência (alô, "Patricinhas de Beverly Hills"? hahah), conversamos e rimos, como sempre. Só isso já tinha transformado o dia entediante em divertido. No meio do filme, recebo a notícia de que a minha madrinha está curada daquele mal que atinge cada dia mais pessoas (the "c"-word), e aí o dia oficialmente se transformou em um dos melhores do ano.
Aí, já com os ânimos levantados, eu resolvi fazer um bolinho de laranja, porque bolo de laranja é coisa de vó, e traz memórias boas, de dias felizes, verões na piscina da casa da vovó, cafés em família...


Bolo de Laranja (o mais fácil do mundo)

Ingredientes:
1 ou 2 laranjas
1 xícara de óleo
3 ovos
1 1/2 xic de açúcar
2 xic de farinha
1 colher de sopa de fermento

Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte e enfarinhe uma forma de furo no meio de 24 cm de diâmetro. Bata no liquidificador o óleo, os ovos e o açúcar até que fique bem misturado. Despeje a mistura em uma tigela e adicione delicadamente a farinha e o fermento, mexendo apenas até que tudo esteja misturado. Despeje na forma e coloque para assar por 30-45 minutos, ou até que passe no teste do palito.
Esprema o suco das laranjas em uma panela pequena, adicione meia xícara de açúcar e leve para ferver durante um minuto. Faça furinhos com um garfo no bolo ainda na forma e despeje essa calda por ele todo. Espere esfriar, desenforme e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário