terça-feira, 26 de março de 2013

Brownies de Cacau e Mímicas de Filme

Sexta-feira passada um dos meus melhores amigos convidou nosso pessoal para a casa dele, para uma social tranquila de mímicas de filme. Mímicas de filme me lembram as saídas da escola, quando eu era adolescente e esperava minha mãe vir buscar a mim e a minha irmã do meio (o que ela só fazia uma hora e meia depois que eu saía, quando levava nossa irmã mais nova pra aula). Outros amigos se juntaram a nós, esperando seus pais ou vans, ou então simplesmente pelo prazer de ficar na companhia uns dos outros. Não sei exatamente quando começamos a brincar de mímica, mas foi algo que se repetiu por muitos e muitos dias.
Havia anos que não fazíamos isso, e decidimos, já "burros-velhos", relembrar. Conversas, vodka russa caseira, e discussões à parte, foi uma noite tranquila e engraçada. Resolvi fazer brownies de cacau para eles, já que aqui em casa o chocolate ao leite costuma ser o rei, não havendo espaço para nada amargo ou meio-amargo (Nicole reclamou: "Você só faz coisas amargas agora, eu não gosto! Faz o brownie normal, doce!").
Como todos adoraram o brownie (menos a Nicole), eu decidi passar adiante essa receita. Mamãe comeu um pedacinho que sobrou e adorou, então repeti a receita no domingo quando meus tios vieram aqui, já que também são fãs de chocolate amargo.
Seu gosto é intenso, um quadrado pequeno é o suficiente para te deixar satisfeito. Cacau em pó é diferente de chocolate em pó, então não confunda as coisas. Cacau não é adoçado, possui anti-oxidantes e faz bem pra você.




Brownies de Cacau
(da Alice Medrich)

Ingredientes:
-125g de manteiga sem sal
-1 1/4 xic de açúcar
-3/4 de xic + 2 colheres de sopa de cacau em pó
-1/4 de colher de chá de sal
-1/2 colher de chá de extrato de baunilha
-2 ovos grandes, gelados
-1/2 xic de farinha de trigo
-2/3 de xic de nozes (opcional. Eu nunca faço brownies com nozes, apesar de amá-las. Prefiro apenas com chocolate)

Modo de Fazer:
1. Pré-aqueça o forno a 180o. Forre totalmente uma assadeira quadrada de 20 cm com papel alumínio, não é necessário untar.
2. Coloque a manteiga em pedaços, o açúcar, o sal e o cacau em banho-maria. Mexa de vez em quando, até que a manteiga tenha derretido e a mistura fique homogênea. Reserve.
3. Depois de esperar alguns minutos para que a mistura esteja morna, não quente, adicione o extrato de baunilha e misture com uma colher de pau. Adicione os ovos, um a um, mexendo vigorosamente após cada adição. Quando a mistura estiver homogênea e brilhante, adicione a farinha de trigo e mexa bem até que ela esteja incorporada. Caso vá usar nozes, essa é a hora de adicioná-las. Coloque a mistura na assadeira e leve ao forno.
4. Asse por 20-25 minutos, até que um palito enfiado no meio saia ligeiramente úmido.
5. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme-o pelo papel alumínio, cortando-o em 16 pedaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário