terça-feira, 29 de janeiro de 2013

White Cake e um aniversário

Dia 27 desse mês foi aniversário do papai e ele pediu um bolo de baunilha. Como vocês sabem, eu sou uma southern girl de alma, então era de se esperar que o bolo seria algum clássico do Sul dos Estados Unidos. Eu tinha visto "Django" no cinema no dia anterior, o o White Cake que Calvin Candie oferece para seus convidados como sobremesa em sua mansão tinha ficado na minha cabeça.
God bless the internet, porque assim rapidamente eu pude pesquisar sobre o que era de fato um white cake, e quais eram as suas coberturas tradicionais. Eu imaginava que o bolo fosse de baunilha, e é claro que acertei. Só o que eu não sabia era que esse bolo possuía esse nome justamente porque só usa as egg whites, ou seja, as claras. E ele fica extremamente macio, e mais claro do que um bolo feito com as gemas, que é chamado de yellow cake (o convencional bolo de baunilha). E suas coberturas tradicionais eram merengue italiano ou o bom e velho buttercream. Optei pelo buttercream pois estava sem cremor tártaro para o merengue italiano, e utilizei uma receita que produz um bolo numa forma de 20 cm de diâmetro por 5 cm de altura.
Já que papai completou 49 anos de vida e um homem de 49 anos merece um bolo majestoso, eu optei por fazer 3 camadas de white cake, ficando da altura do bolo visto no filme. O mais importante é o sabor: acabei utilizando o meu extrato de baunilha (último post) um mês antes do previsto, mas quem liga? Ele já está aromatizando e flavorizando muito bem! Daqui a um mês vai estar muito potente.
Devo avisar que utilizar extrato ao invés de essência faz toda a diferença, mas isso não o impede de fazê-lo com o que tiver em casa.
White Cake - pequena referência ao filme com a louça e a gritante parede vermelha.
(Não sou fotográfa, vocês podem perceber hahah e perdoem a foto de celular, ainda não consertei minha máquina)

White Cake
(para um bolo de 20 cm de diâmetro ou 12 cupcakes)

Ingredientes:
-1 xícara de farinha de trigo
-1/2 xícara de leite integral, em temperatura ambiente
-3 claras de ovos grandes, em temperatura ambiente
-1 colher de chá de extrato de baunilha
-3/4 de xícara de açúcar granulado
-2 colheres de chá de fermento
-1/2 colher de chá de sal
-70g (ou 5 colheres de sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Modo de fazer:

1. Pré-aqueça o forno a 180o C. Unte com manteiga uma fôrma de 20 cm x 5 cm, colando um disco de papel manteiga no fundo, unte-o também e enfarinhe toda a fôrma.
2. Misture o leite, as claras e a baunilha, dando uma leve batida com o garfo ou um fouet.
3. Misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal em uma vasilha grande. Adicione a manteiga e bata na batedeira em velocidade baixa até que a mistura se pareça com areia úmida, sem grandes caroços de farinha.
4. Adicione mais ou menos 3/4 da mistura de leite, claras e baunilha, e bata em velocidade média por um minuto e meio. Adicione o resto e bata em velocidade alta por meio minuto. Desligue a batedeira, com uma espátula, raspe as laterais e o fundo da vasilha, para o caso de terem pedaços de farinha ou manteiga, e bata em velocidade baixa por mais 20 segundos.
5. Coloque a mistura na fôrma e leve para assar por 30-45 min, ou até que um palito enfiado no meio saia limpo.

Cobertura de Buttercream:

Ingredientes:
-200g de manteiga sem sal
-500g de açúcar de confeiteiro (PENEIRADO - MUITO IMPORTANTE)
-2 colheres de sopa de leite (em temperatura ambiente)
-1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de fazer:
Bata a manteiga em velocidade média por 2 minutos, depois vá adicionando aos poucos metade do açúcar de confeiteito, batendo até que a mistura fique esbranquiçada. Sem parar de bater, adicione o extrato e as duas colheres de leite, e depois o restante do açúcar. O creme deve ficar fofo, leve, esbranquiçado e com uma consistência boa para espalhar sobre o bolo. Se ficar muito líquida, adicione mais açúcar de confeiteiro. Se ficar muito sólida, adicione mais leite.
(Nunca precisei fazer isso, mas, se você precisar, já sabe como resolver).
Essa cobertura deve ser usada imediatamente, sobre o bolo frio (um bolo quente derreteria o buttercream!). Pode mantê-la fora da geladeira pelo dia do aniversário, se não estiver muito quente. Mas guarde as sobras na geladeira: estamos lidando com leite e manteiga, lembre-se!
Bom apetite ;)

4 comentários:

  1. Eu também assistir o filme e fiquei curiosa para ter a receita e fazer o tal White cake. Achei sua receita e vou fazer. Muito legal seu blog. Ceiça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ceiça!
      Espero que goste da receita, depois você me conta o que achou! (:

      Stéphanie

      Excluir
  2. Oi Stéphanie, que legal achar essa receita num blog brasileiro. Achei que eu tivesse sido a única louca que, no meio daquele tiroteio todo, conseguiu ficar focada no bolo! ;-) Vou ver se faço em breve. E adorei a ideia do extrato de baunilha. Estou com uma fava em casa que não usei até hoje de dó! Agora sei que ela vai ser super aproveitada. Beijos, Maíra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maíra!
      Poxa, que legal que você também focou no bolo! Não tinha como, parecia tão gostoso! hahah
      Faz esse bolo sim, eu gostei bastante da receita. E o extrato é tudo de bom, você pode usar essa fava e fazer uma garrafinha de extrato ;)
      Qualquer dúvida é só falar!
      Beijinhos,
      Stéphanie

      Excluir