quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Baunilha e nada mais! (ainda bem!)

Depois de quase seis meses ausente desse modesto blog, eu volto com a estrela de toda a gastronomia: a incomparável baunilha!! Se a Marilyn Monroe fosse uma especiaria, tenha certeza que ela seria baunilha (e vocês sabem que eu nunca, nunquinha, classificaria Miss Monroe de forma errada ;D). Essa fava tem um sabor "puro, apimentado e delicado".
Por que eu digo isso tudo? Oras, a baunilha é a segunda especiaria mais cara, perdendo apenas para o açafrão. E por que ela é cara? Porque é fruto de uma orquídea, que precisa ser polinizada manualmente... E o fruto é recolhido ainda verde e posto para secar ao sol, até ela ficar moreninha (foto 1).Ta aí o porque de uma favinha custar em torno de 5 e 10 reais.
Favas de baunilha! 

Mas vale muito a pena, se você leva em consideração a explosão de sabor que suas sementinhas adicionam num creme, chantilly, bolo, chocolate e o que mais você puder pensar, as possibilidades são infinitas (já vi chef francês que usava uma fava dentro do molho de tomates, acredite)!
Sem contar que uma fava rende mais do que só uma sobremesa, exemplo: você pode abrir a fava ao meio (no sentido do comprimento) e raspar as milhares de sementinhas que ela comporta, usando-as em seu chantilly caseiro. Depois, guardá-la no frasco em que veio e conservá-la em geladeira: aí, tempos depois, você decide fazer um creme inglês ou um pudim, e pode muito bem ferver essa fava dentro do leite, aromatizando-o. Depois é só coar a fava, deixá-la em algum lugar para secar, e continuar com a receita. Quando sua fava estiver seca, colocá-la num pode de açúcar, fazendo açúcar de baunilha! Ou seja, ela dura muito e o sabor que ela proporciona é muito superior ao que a essência ARTIFICIAL de baunilha (a que todos nós temos na nossa cozinha, sadly)oferece, que de baunilha não tem nada!
Eu já usei baunilha de verdade algumas vezes na minha cozinha, mas sempre sonhei em ter o extrato de baunilha, que serve para tudo o que eu citei e muito mais (tirando, claro, colocar no pote de açúcar hahah!), além de ser o sabor verdadeiro!
Então, comecei a caçar pela internet receitas (visto que importar um vidrinho de 30 ml de extrato é caro e não vale a pena, pelo menos na minha cozinha, porque eu uso baunilha para aromatizar quase todos os meus doces), e me deparei com algumas. A única diferença crucial entre elas foi o tempo que você deve deixar seu extrato macerando no escuro, e eu optei por acreditar na de menor duração (qual é, esperar 2 meses a partir de hoje para usar meu extrato só não é pior do que esperar os SEIS meses que a outra receita mandava...). Até porque eu pedi ao Papai Noel uma sorveteira, e VOU fazer sorvete de baunilha caseiro ainda nesse verão, ou não me chamo Stéphanie!!
Então, depois de toda essa falação, por que não passamos direto para a receita?

Extrato Natural de Baunilha, Caseiro

Ingredientes:
-4 favas inteiras de baunilha
-500ml de vodka (porcentagem entre 37~40% de álcool)

Utensílios:
-Faca afiada
-Garrafa de vidro esterelizada com capacidade para 500ml
-Funil

Modo de fazer:
Pegue sua garrafa esterelizada, já fria (para esterelizar uma garrafa de vidro: fervê-la em água por alguns minutos), e deixe-a aberta por perto. Corte as quatro favas ao meio no sentido do comprimento e raspe as sementinhas perfumadas com a pontinha da faca, jogando-as dentro da garrafa. Faça o mesmo com as favas, 100% da baunilha irá pra dentro da garrafa. Complete com os 500ml de vodka, feche bem e agite igual louco (COM CUIDADO! Não vá quebrar essa garrafa!). Pronto! Agora você precisa achar um lugar bem escuro para manter seu extrato por 2 meses, lembrando-se de agitá-lo 2 vezes por semana! 

Ao final de 2 meses você terá um extrato perfeito, e poderá coar metade dele, distribuindo-o em garrafinhas para o dia-a-dia ou mesmo dar de presente (bom jeito de reaproveitar aquelas garrafinhas de vidro que vêm com cachaça, hein. Faz uma caipirinha, estereliza e guarda seu extrato!). Aí você completa com mais 250 ml de vodka e vai ter mais extrato! Depois de fazer algumas vezes, pode retirar o líquido todo, reservar, e trocar as favas. As favas velhas ficam para secar e vão direto pro pote de açúcar ;) Ou seja, você não desperdiça NADINHA!
Ah, e caso você não esteja com disposição para gastar din-din em 4 favas, sinta-se à vontade para fazer metade da receita! 250ml de extrato são mais do que o suficiente para você cozinhar muito ;)
Essa é a minha garrafinha, que agora se encontra no fundo do armário de bebidas, apurando. Daqui a dois meses o líquido estará de cor caramelo, e o sabor será incrível. Postarei foto e a primeira receita que fizer com ela bem aqui, prometo ;)
As partes beges são do rótulo da minha garrafa: não tive coragem de arrancá-lo, afinal, é uma original garrafa de vodka da URSS! Histórica! A vodka utilizada, no entanto, é daquelas marcas que custa entre 20 e 30 reais, sabe? :P

2 comentários:

  1. Muito bom, muito dinâmico e de fácil compreenção...E o melhor, dismistificando a ideia de que aquela porcaria que compramos pronta tem gosto de baunilha! ^^ Perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Di!
      Eu estou doida para colocar o extrato em uso, porque nada se compara ao sabor de verdade!
      Fico feliz que você tenha gostado, meu companheiro de aventuras gastronômicas ^_^

      Eu mal posso esperar pelos sorvetes... huuum *_* heheh!

      Excluir