quarta-feira, 13 de junho de 2012

Croque Monsieur Light

Que nome chique, huh? Mas antes que vocês comecem a me chamar de metida, eu tenho uma explicação :P
Meus pais acabaram de retornar de uma viagem à França (todos morrendo de inveja, inclusive eu! hahaha), então estou em clima francês graças aos presentes que eles me trouxeram (as madeleines, bolinhos em forma de concha, são uma das coisas mais gostosas que eu já comi, deixam qualquer doce fresquinho de padaria brasileira no chinelo - e olha que as que eles me trouxeram ficaram 11 horas dentro da bolsa de mamãe). Além dos presentes usuais, eles me trouxeram temperinhos especiais para usar na minha cozinha. Foram: Fleur de Sel (flor de sal), Sel Rouge d'Hawaii (sal vermelho do Hawaii), Sel Noir d'Hawaii (sal negro do Hawaii) e Herbes Sauvages de l'ille grecque de Crète (ervas selvagens da Ilha grega de Creta). Vocês podem imaginar a minha emoção, né? Eu mal pude esperar para usar, então no lanchinho light de hoje eu utilizei o sal vermelho do Hawaii e o mix de ervas de Creta, na minha versão de uma receita típicamente francesa! Adoro a gastronomia doméstica por isso, a gente pode criar e misturar sabores de lugares distintos e fazer algo delicioso.

Os dois temperinhos usados nessa receita :)
Então, primeiro vocês devem estar se perguntando: que raios é Croque Monsieur? Bom, o croque monsieur não é nada mais, nada menos do que o misto quente dos franceses, coberto com molho béchamel e gratinado no forno. O molho béchamel é o molho branco dos franceses, e é uma delícia, mas é um tanto calórico.
Hoje, querendo um lanchinho diferente e saboroso, mas light, tive essa idéia que eu vou compartilhar com vocês. Ficou muito gostoso gente, e o mais legal de tudo é que é completamente light porque eu usei peito de peru e ricota fresca ao invés de queijo e presunto, e omiti o molho béchamel (minha balança agradece). Olha só como eles ficaram lindos:


Então, anota aí os ingredientes pra você fazer essas belezuras:
-2 fatias de pão italiano
-Ricota fresca amassadinha (ela fica soltinha em diversos "bolinhos")
-2 fatias de peito de peru
-Sal vermelho do Hawaii (esse é um sal misturado com argila vulcânica e purificada, com um sabor ligeiramente picante e defumado. Substitua por sal e um pouquinho de páprica picante que vai ficar uma delícia também)
-Mix de ervas da ilha de Creta (que é basicamente uma mistura de tomilho, orégano, manjericão selvagem, alecrim e manjericão, ou seja, você pode comprar essas ervas secas e misturar)

Modo de fazer:
Passe manteiga nos pães e toste os dois lados ligeiramente na frigideira (é ligeiramente mesmo, porque você vai colocar eles no forno depois!). Arrume os dois pães numa assadeira ou recipiente que possa ir ao forno, cubra com uma camada generosa de ricota, depois com uma fatia de peito de peru dobrada, e depois com mais ricota. Salpique a mistura de ervas e o sal, e leve ao forno (200oC) por 15 minutos. A ricota é um queijo que não derrete, mas ela fica quentinha, deliciosa e ligeiramente tostadinha com essa ida ao forno. É um lanchinho saudável, rápido, fácil e muuuito saboroso! E se você quiser servir isso como um lanche ou um café da manhã para alguém especial, fica delicioso (e um pouco mais calórico) com outros queijos também (brie, gruyére, emmental) e outros frios (presunto de parma, por exemplo). É só combinar a sua imaginação com o seu paladar.
Bom apetite :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário