segunda-feira, 25 de junho de 2012

Bolo Foda-se! Porque todo dia é dia


Universidades em greve, o Rio de Janeiro já sem os gringos da Rio+20, o inverno chegando aos pouquinhos, a temperatura caindo devagar, quase preguiçosa, e o sol brilhando bonito lá fora quando a gente olha pela janela. As “férias” desse intervalo das aulas, pra mim, estão sendo na verdade recheadas de muito trabalho. Trabalho na cozinha (a moça que trabalhava conosco decidiu voltar para a terra dela e a cozinha do dia-a-dia caiu no meu colo) – e isso seria fácil se envolvesse apenas cozinhar, mas envolve limpar e organizar, fazer compras... o que é divertido, mas cansa (e MUITO)- e o trabalho da pesquisa da faculdade, que a gente não pode deixar estagnar, mesmo estando sem aula.
Hoje foi um dia particularmente estressante e cansativo (imagine acidentalmente derramar quase um litro de óleo DENTRO do forno e ter que limpar tudo sozinha... é, não é legal nem fácil de resolver), e eu senti uma necessidade imensa, quase um desejo, por chocolate. Queria de qualquer forma um doce feito com chocolate, de preferência algo que derretesse na boca, com açúcar o suficiente pra me acalmar e me lembrar de que a vida é doce e bonita. Queria brownie, mas não tinha ovos nem manteiga sem sal o suficiente. Depois, pensando melhor, percebi que, na verdade, o que eu realmente queria era um Moelleux au chocolat que é um bolo intenso e cremoso de chocolate, normalmente feito com manteiga salgada e chocolate amargo. Só que não tinha, novamente, ovos o suficiente, nem chocolate amargo (só uma barra de Alpino) e a preguiça estava imperando aqui.
Fechei meus livros de receita e, contrariando tudo o que aprendi sobre confeitagem, decidi que ia misturar os ingredientes que tinha, na medida em que eu quisesse, sem seguir porcaria de receita nenhuma. O importante de seguir as receitas é que, para fazer um bolo, as proporções dos ingredientes estejam corretas e equilibradas para que ele cresça por igual, fique com o sabor certo e tudo o mais... Isso é importante e lindo, você seguir a química certa, ainda mais para uma ocasião especial, ou para vender os bolos. Mas, convenhamos, eu estava em casa, sozinha, querendo um bolo. Eu tinha porque seguir essas porcarias de regras? Não! Mandei um “foda-se” bem grande e, pensando no sabor que eu queria, inventei essa “receita” que vou compartilhar, não porque o bolo ficou bonito, mas porque ele ficou delicioso.


Bolo Foda-se

Ingredientes:
-100 g de manteiga com sal
-1 xícara de farinha de trigo
- ½ xícara + ¼ de xícara de açúcar
-170g (uma barra) de Alpino
-3 ovos
- ½ xícara de gotas de chocolate branco.

Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180 graus Celsius. Quebre a barra de chocolate em pedacinhos e coloque em um refratário que possa ir ao microondas, junto com a manteiga. Derreta no microondas – é simples, coloque pra esquentar 1 minuto em potência alta, tire, mexa, e se não tiver derretido ainda, coloque mais 30 segundos, tire, mexa, e assim sucessivamente até estar tudo derretido (o meu derreteu com 2 minutos de microondas)- e deixe de lado para esfriar um pouco. Enquanto isso, misture os 3 ovos com o açúcar e bata com um fouet ou um garfo. Quando estiverem bem misturados, adicione o chocolate e mexa bem, e depois adicione a farinha, incorporando tudo.
Coloque a massa em uma fôrma de 20 cm de diâmetro, forrada com papel alumínio que suba além das laterais (unte e enfarinhe o papel), e distribua as gotas de chocolate por cima da massa. Leve ao forno por 30-40 minutos. As bordas estarão firmes e o meio molinho, e a parte de cima estará com aquela casquinha mais clara, como se fosse um brownie. Tire do forno, polvilhe com um pouco de açúcar e deixe esfriar. Quando estiver frio, tire o bolo foda-se da fôrma, com ajuda do papel alumínio, sem virar o bolo de cabeça pra baixo. Coloque no prato de servir, corte e aproveite essa delícia: casquinha firme de bolo nas bordas e um meio molinho e delicioso. Sinceramente, todo dia é dia de foda-se!

6 comentários:

  1. Me deu vontade de provar... adorei! *_*
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Chuchu, você pode fazer um desses pra mim o dia que quiser,ok?;D
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Mariana Villanova26 de junho de 2012 00:29

    Mais uma de suas invenções! Com certeza está uma delícia!!!! beijão amiga parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Como tudo que ela faz, deve ter ficado uma delícia!!! Esse eu queroo!!!! ^^

    ResponderExcluir
  5. Monta logo uma doceria! Hahaha adorei! :D

    ResponderExcluir
  6. Já sou fã de Alpino e de bolos fofos, e com essa inspiração que teoricamente seria desleixada e displicente, então... Faz o seguinte: um dia desses num futuro não muito distante, seja boazinha comigo e me mande um belo (ou melhor, um bolo) FODA-SE, ok?
    Gostei de conhecer o teu blog. Vou dar uma boa olhada pra descobrir que outras coisas deliciosas você sabe fazer.
    Bjs

    ResponderExcluir