sábado, 27 de agosto de 2011

Brownies à Meia-Noite

Ontem meu dia foi agitado... Não só a gripe fez o favor de aparecer, como também os caras do ar-condicionado split, que quebraram as paredes daqui de casa para instalar em dois cômodos... Bem, imagine uma pessoa alérgica e gripada (com dores no corpo e febre) e um monte de poeira branca e fina pela casa? Já devem ter percebido que meu humor não estava dos melhores... Para melhorar tudo, a casa não ficaria arrumada até eles acabarem e nós limparmos tudo e também não tinha outro lugar além do escritório, sala ou cozinha para ficar.
Quando tudo finalmente acabou e tudo foi limpo e arrumado, eu nem podia acreditar que só levou um dia! Mas meu humor ainda não estava dos melhores.
Tinham duas barras de manteiga sem sal na geladeira, 2 tabletes de 170g de chocolate meio-amargo no armário... Isso só podia resultar em Brownies! E daí que eram 00:15 ?

Minhas observações sobre esse brownie delicioso, macio, "chewy", e denso são: não corte quadrados muito grandes, eles são absurdamente doces!



Brownies de Chocolate Triplo da Nigella:


Ingredientes:
-370 g de manteiga sem sal (isso dá um tablete inteiro mais 3/4 do segundo, mais ou menos)
-340 g de chocolate meio amargo
-6 ovos
-1 3/4 de xícara de açúcar
-1 colher de sopa de extrato/essência de baunilha
-1 1/2 xícara + duas colheres de sopa de farinha de trigo
-1 colher de chá de sal
-1/2 xícara de gotas de chocolate branco (eu usei da cacau show, que são enoooormes e não ficaram tão bonitas na foto, mas são absurdamente gostosas)
-1/2 xícara de gotas de chocolate ao leite (nem sei qual marca que é a que usei, mas gotas de chocolate preto são fáceis demais de se encontrar)
-2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro (opcional)


Modo de Fazer:
Pré- aqueça o forno a 180° C.
Forre com papel alumínio uma fôrma ou assadeira retangular de mais ou menos 29 cm x 23 cm x 5 cm (não esqueça disso, se não forrar com papel alumínio o brownie não vai desgrudar!).
Derreta em fogo baixíssimo a manteiga e o chocolate meio amargo, mexendo sempre. Se ficar muito quente, levante do fogo para não queimar! Chocolate e manteiga são dois ingredientes que queimam fácilmente.
Assim que derreter, desligue o fogo e deixe a panela esfriando um pouco, e bata os 6 ovos com o açúcar e a baunilha (não precisa bater muito, só o suficiente para misturar bem), numa tigela separada.
Passados alguns minutos, quando o creme de chocolate e manteiga estiver apenas morno e não pelando, jogue a mistura de ovos, açúcar e baunilha, misturando tudo muito bem!
Acrescente a farinha de trigo peneirada e o sal, misturando bem para que não fiquem bolinhas de farinha na massa. Em seguida, adicione as gotas de chocolate branco e ao leite.
Despeje a mistura de chocolate sobre a fôrma com papel alumínio, arrumando a massa com uma espátula para que fique distribuída igualmente.  
Asse por mais ou menos 25 min (é o que manda a receita, o meu demorou 35 min), mas cheque sempre porque para o brownie ser perfeito ele precisa estar macio, escuro, molhado e denso por dentro. Se assar demais e secar, não irá ficar perfeito - a diferença entre um brownie macio e um seco é de apenas alguns minutos. O brownie está pronto quando forma uma casquinha marrom-claro por cima, e o interior está macio, não cru. Lembre-se que ele ainda cozinha um pouco quando você o tirar do forno, afinal a massa ainda está bem quente.
Espere amornar e retire-o da forma, cortanto em quadrados e polvilhando com açúcar de confeiteiro (se desejar). Sirva-os morninhos mesmo. Mas continuam maravilhosos na manhã seguinte, e se você colocar uma bola de sorvete de creme e uma calda de chocolate caseira, vira uma sobremesa espetacular!
Bom apetite! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário