domingo, 24 de março de 2013

Clássicos de Família: Mac'n'Cheese

Que eu sou admiradora da cultura americana não é segredo pra ninguém. Há muito mais do que hamburgueres, música pop e obesidade mórbida nos EUA.
Há o jazz, o blues, a soul food, a torta de maçã, os cowboys, o Chris Young... A lista é quase infinita e termina com mac'n'cheese. Óbvio que essa receita contribui para a obesidade mórbida do país, mas quem liga? É um clássico, algo que toda mãe sabe fazer, e que todo filho adora. Eu não podia deixar de aprender a fazer, uma vez que a minha curiosidade gastronômica foi aguçada.
Não é light, está longe disso, mas eu aprendi com meu professor francês que o segredo para a boa forma é a moderação. Os franceses consomem 5 vezes mais manteiga que os americanos, e no entanto seu nível de colesterol é infinitas vezes mais baixo. Por que? Porque os franceses não comem até ficarem empanturrados, comem porções pequenas, acompanhadas de salada. Então você pode e deve fazer seu mac'n'cheese, mas não coma a travessa inteira. Recomendo esse prato num almoço de domingo em família, servido com uma salada de folhas variadas e molho de sua preferência.
 A idéia de colocar farinha de pão temperada por cima do mac'n'cheese é do Jamie Oliver, mas eu tenho certeza que ele aprendeu a fazer isso em uma das suas viagens à Itália. Colocar farelo de pão para gratinar pratos que vão no forno é a saída italiana para os dias em que não há queijo parmesão em casa. O Bud, italiano de berço, do Kitchen Boss, usa essa farinha temperada para rechear e empanar carnes e frangos, você pode fazer o mesmo.



Mac'n'Cheese

Ingredientes:
-500g de macarrão (fusilli, farfalle ou qualquer outro de sua preferência)
-250g de queijo ralado grosso (usei mussarela, mas os americanos usam cheddar. Use emmental, gruyère ou o que você quiser)
-100g de queijo parmesão
-duas caixinhas de creme de leite (400g)
-2 dentes de alho
-8 colheres de sopa de farinha de pão (não use farinha de rosca industrializada. Faça a sua própria triturando pão velho ou compre a feita em alguma padaria)
-2 colheres de sopa de mistura de ervas variadas (usei a mistura de ervas selvagens da ilha de Creta, da qual já falei em outra postagem)
-Duas caixinhas de bacon 
-Azeite de oliva
-Sal e pimenta a gosto

Modo de Fazer:
1. Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente pelo tempo indicado na embalagem. (Sempre compro massa Barilla, usei fusilli e cozinhei por 11 minutos).
2.  Enquanto o macarrão cozinha, frite o bacon até ficar crocante (em fogo baixo, mexendo sempre). Reserve.
3. Esprema um dente de alho numa tigela pequena. Adicione as oito colheres de farinha de pão e regue com azeite, até que ela esteja ligeiramente molhada e homogênea, mas não empapada.
4. Escorra o macarrão, reservando 3 xícaras da água do cozimento.
5. Na panela em que foi cozido, já vazia, adicione o macarrão, o creme de leite, os queijos, o outro dente de alho espremido e a água, e leve pra ferver em fogo baixo por 3 minutos. Prove e salgue e apimente a gosto.
6. Em uma assadeira funda, coloque o macarrão, cubra-o com a farinha temperada e coloque o bacon por cima.
7. Leve para o forno a 230 graus Celsius por 20 minutos, até que o creme engrosse e borbulhe, e a farinha esteja gratinada.

Obs: Eu dividi o macarrão em potinhos de cerâmica esmaltada pequenos, como o da foto, fazendo porções individuais, levando-os ao forno pelo mesmo tempo. Fica bem bonito (:



2 comentários: