terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mini Pavlova de Morango para uma volta às aulas que ainda não aconteceu


É, primeira semana de aula, e não tive nenhuma até agora. Segunda-feira fui à toa, o SIGA me expulsou da matéria de hoje, amanhã é uma incógnita. Então, para todos os fins, estou de férias até hoje.
Tá, não ter aula é legal, mas o que me preocupa é: até quando esse período vai se alastrar? Não quero passar o Natal no IFCS não, obrigada. Mais c'est la vie, como diriam os franceses. 
Perdi o horário que tinha marcado com meus amigos para ir ao cinema, em vez disso fiquei lendo coisas para a minha pesquisa, e depois fui suar um pouco a camisa na academia - vocês podem perceber que o dia foi animado. 
Quando estava voltando da academia para casa decidi que iria usar as 4 claras que eu tinha congeladas há um tempo, e fazer uma sobremesa que eu adoro e que não comia há muito (eu tentei fazer uma no Natal do ano passado que acabou dando errado, já que eu estava numa correria e esqueci de colocar um dos ingredientes no merengue... Resultado: 10 claras de ovo jogadas fora): Pavlova. 
Então, como eu já tinha visto mini-pavlovas na tevê, eu peguei a minha receitinha e transformei uma Pavlova do tamanho de um bolo pequeno em 9 mini pavlovas... Como? Simplesmente fazendo discos pequenos para assar. 
Tinha morangos frescos em casa, então comprei uma fava de baunilha orgânica na Casa Pedro e creme de leite fresco no supermercado. Aí fiz e meu dia blé virou um dia gostoso! Hehe ^^ 
Então, vamos à receita:

Mini Pavlovas de Morango
(essa receita faz 9 mini pavlovas- mas não pense que isso é muito. Cada pessoa come duas ou três, de tão bom que é!)

Ingredientes 
-4 claras de ovo
-1 pitada de sal
-1 xícara de açúcar
-3 colheres de chá de maisena
-Algumas gotas de essência de baunilha
-1 colher de chá de vinagre branco

Modo de Fazer:
Antes de mais nada, pré-aqueça o forno a 180o. C. Em seguida, bata as claras em neve com a pitada de sal, até que comece a formar picos, mas sem atingir o ponto de claras em neve. A partir daí, adicione o açúcar aos poucos, uma colher de sopa de cada vez, até atingir o ponto de claras em neve. O ponto de clara em neve é atingido quando você consegue pegar o merengue com a colher e, ao virar o conteúdo ao contrário, ele não cai, permanece na colher.
Assim que alcançar o ponto de neve, polvilhe a maisena, adicione algumas gotas de baunilha e a colher de vinagre por cima e bata mais um pouco, até incorporar tudo. Não se assuste com o vinagre, não vai ficar com gosto. 
Quando estiver tudo incorporado, pegue um pouco do merengue e esfregue entre o polegar e o indicador. Se você não conseguir sentir os grãos de açúcar, o merengue está no ponto certo. Caso consiga, bata mais um pouco - mas não muito, porque não se deve bater demais o merengue.
Em seguida. desenhe círculos de 10 cm de diâmetro (pode usar um copo grande, ou um pires pequeno para ajudar) no papel manteiga, que deve ser colocado em uma assadeira. Eu viro o papel assim que desenho os círculos, não gosto de pensar em tinta de caneta encostando nos meus merengues. 
Use os círculos para ajudar a arrumar o merengue, podendo deixá-lo alto, mas deixando o mais reto possível para poder colocar o creme e os morangos quando estiver pronto.
Coloque as pavlovas no forno, e asse por 30 min. Desligue o forno e deixe-as ali dentro por mais 30 min. 
Depois desse tempo, tire-as e deixe esfriar. 
Você vai ter discos de merengue dourados por fora e macios por dentro. Não se assuste se a casca quebrar durante o resfriamento, isso é normal - além disso, qualquer falha será coberta pelo creme batido!
Na hora de servir, bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly, se tiver uma fava de baunilha, use as sementes para aromatizar o creme. Caso não tenha, não se preocupe: use essência de baunilha mesmo que também vai ficar uma delícia. Lembre-se que o merengue já é bem doce, então não há necessidade de adoçar o creme de leite!
Coloque o chantilly em cima de cada pavlova, cerca de 2 colheres de sopa por pavlova. Guarneça com morangos e polvilhe açúcar de confeiteiro por cima! Bom apetite!

Assim que esfriaram: notem as rachaduras! São completamente normais ^^ 


Obs: a temperatura ideal para assar as pavlovas (e qualquer tipo de merengue, e suspiros também) é 150o, mas os fornos brasileiros não tem essa opção de temperatura (pelo menos, o meu não tem). Então eu arrisquei minhas 4 claras e assei a 180o C mesmo, com a porta do forno fechada, e deu certo.
Qualquer dúvida, é só avisar! Até a próxima!

2 comentários:

  1. Adorei Stéphanie! Minha mãe conheceu seu blog e agora não vai largar mais hahaha Parabéns pelo trabalho :D Sucesso! Beeeijinhos, Nicole.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser muito bom!!! Quero um!!! Vitão

    ResponderExcluir