quarta-feira, 20 de julho de 2011

Quando tudo dá errado... Pudim de Chocolate!

Hoje foi um dia estressante. Acordei relativamente cedo (tá, nove e meia não é cedo, mas eu estou de férias e fui dormir depois das três da manhã ontem) para sair de casa às onze e chegar no Shopping Rio Sul por volta do meio dia para almoçar com uma amiga. Infelizmente ela não pode chegar e almoçar comigo, então, eu pulei o almoço e me enchi de Iogurte Frozen com kiwi, para depois procurar pelas lojas de artigos para casa uma fôrma de bolo com fundo removível decente, que não enferruje, e de 20 cm de diâmetro (TENTE encontrar isso no Rio de Janeiro, eu te dou um prêmio se você conseguir) - segundo fail do dia. Não tinha a fôrma, não tinha o pegador de bolo... Aff! Mas pelo menos eu comprei uma nova assadeira para brownies (já que a última fornada que eu fiz, eu acabei esquecendo a assadeira na casa de uma pessoa que mora longe e que eu não vou voltar pra buscar tão cedo, fato), então o dia teve um win!
A minha amiga chegou, e fomos juntas para a faculdade, ali pertinho, e esperamos a professora - que combinou entregar os trabalhos de todo mundo hoje- chegar. E esperamos, e esperamos, e esperamos. Ninguém apareceu: nem a professora, nem o resto da turma (pra não dizer que ninguém apareceu, um garoto também chegou, mas ele só foi porque confirmou comigo que a professora estaria lá... é, outro fail). Nada de trabalhos, nem de fôrmas de bolo para você hoje, Stéph.
Então, estressada, com bolhas nos pés, cólica e dor de cabeça, eu chego em casa e lembro das lindas fôrminhas que comprei no fim de semana, em Miguel Pereira. E percebi como eram perfeitas para um pudim de chocolate que eu vi no site da Nigella. Então lá fui eu para a cozinha, já rezando para que ao menos isso desse certo no dia de hoje. E não é que deu? :D

Meu pudim, segundos antes de ser devorado!


Pudim de Chocolate da Nigella
(receita para 4 potinhos de 150 ml)

Ingredientes:
-250 ml de leite integral (se você usar desnatado, não me conte, é blasfêmia)
-125 ml de creme de leite fresco (conhecido também como creme de leite pasteurizado)
-60g de açúcar
-1 colher de sopa de maisena
-35g de cacau em pó
-2 colheres de sopa de água fervente
-2 gemas
-1 colher de chá de essência de baunilha
-60g de chocolate meio-amargo

Modo de Fazer:
1- Aqueça o leite e o creme de leite numa panela, sem ferver.
2- Adicione o açúcar e a maisena em outra panela, maior, e peneire o cacau em pó. Adicione as duas colheres de água fervente e misture até formar uma pasta.
3- Adicione as gemas, uma a uma, seguidamente pelo creme e o leite quentes, e depois a baunilha.
4- Acenda o fogo numa temperatura baixa, e cozinhe por alguns minutos, até que a mistura adquira uma consistência parecida com maionese.
5-Tire do fogo e adicione o chocolate meio-amergo picado, misturando bem para que derreta. Depois divida a mistura em 4 potinhos, copinhos ou taças, cada um com capacidade para mais ou menos 150 ml.
6- Cubra os potes com plástico filme, deixando o plástico encostar na superfície do chocolate, para evitar que se forma uma casquinha, e coloque-os para gelar quando estiverem mais frios. Deixe-os por algumas horas na geladeira (mais de 3, se possível), mas tire-os da geladeira 5 minutos antes de servir, para que eles não estejam super gelados quando for comer. Você pode servir com creme de leite ou chantilly.

Lembrando que os "puddings" tem uma textura bem diferente do nosso pudim de leite moça, ok? De qualquer forma, essa receita é muito boa, e muuuuuuito fácil! Se você não gostar mesmo de chocolate meio-amargo, substitua por chocolate ao leite - mas saiba que vai ficar bem doce! 
Espero que gostem da receita, e por favor, me contem como se saíram! 

Bom apetite!

3 comentários: