sábado, 23 de julho de 2011

Cupcake de Baba de Moça com Cobertura de Marshmallow

Esse cucpake é baseado em um bolo "Baba de Moça" que eu fiz uma vez, uma receita da Nestlé, que tem esse nome (eu presenteei um casal de amigos que amo muito com esse bolo, tingindo o marshmallow de rosa e fazendo um coração com gotas de chocolate por cima, já que os dois foram muito gentis em vir para uma festa surpresa que eu organizei, ao invés de saírem sozinhos para comemorar seu primeiro mês de namoro, há uns 4 anos atrás ^^ - então eles tiveram uma surpresinha também \o/ - e eu fiz dois bolos, esse branco para eles, e um de brigadeiro para o aniversariante), mas hoje em dia eu chamo esse bolo de "Bolo da Raquel e do Hugo" e a receita pode ser encontrada AQUI .
Para o cupcake de Baba de Moça, simplesmente faça a massa da Nigella, que eu já postei AQUI , que é a massa de cupcake mais fácil que existe. Depois de assados, corte pequenas bolinhas na superfície do bolo, guardando-as como pequenas "tampas", porque você vai rechear com a baba de moça e tapar com essas tampinhas de bolo. Eu aprendi a fazer isso com a minha avó, mas pra quem nunca fez isso antes, o blog Café com Bolo de Fubá, da Paulinha, tem um post muito bom onde ela explica COMO RECHEAR CUPCAKES, que ela tirou de outro blog ótimo, o The Cookie Shop. Já deu pra ver que todo mundo nesse meio divulga coisas boas que encontrou em outros blog, né? Então, eu achei esse ótimo e explica direitinho para quem nunca fez, então estou mostrando a vocês!
Depois de cortar é só rechear, e depois cobrir fazendo voltinhas com o bico estrela de tamanho 1M.
Então, vamos ao recheio e à cobertura:

Recheio de Baba de Moça da Nestlé:

Ingredientes:
- 1 lata de Leite Moça
-1 vidro de leite de coco
-3 gemas

Modo de fazer:
Em uma panela, misture o leite moça, o leite de coco e as gemas, e leve ao fogo baixo. Cozinhe até desprender da panela, o que demora aproximadamente 10 minutos, retirando do fogo em seguida e deixando esfriar.

Marshmallow:


Ingredientes:
-3 claras
-1 xícara de açúcar
-1/2 xícara de água

Modo de fazer:
Em uma panela, misture o açúcar e a água, e leve para ferver, SEM MEXER, até obter uma calda em ponto de fio. (Calda em ponto de fio: Ponto da calda que você consegue quando ao retirar um pouco de calda com uma colher ou garfo, se forme um fio fino que acompanha seus movimentos e faz até desenhos se derramado sobre uma superfície lisa. Atinge-se este ponto quando a calda estiver em 101º C.) - eu não tenho termometro de cozinha, então fico do lado da panela enfiando o garfo na calda, a partir do momento que ela "engrossa" e vira calda, ao invés de ser água com açúcar - e se eu faço isso e dá certo, você vai fazer e vai dar certo também.
Enquanto a calda está fervendo, bata as claras em neve na batedeira (o ponto de neve é quando você pega uma colher cheia de merengue e, virando de cabeça pra baixo a colher, o merengue não cai). Deixe a batedeira ligada, continuando a bater o merengue no ponto, e derrame, com cuidado, a calda em ponto de fio na batedeira. Continue batendo até que a tigela da batedeira esfrie. 


Monte os cupcakes e depois está tudo pronto para servir! Se não for servir imediatamente, guarde os cucpakes na geladeira (SEMPRE, SEMPRE EM UM VIDRO TAMPADO. Nunca coloque nada na geladeira sem tampar, envolver com plástico filme ou papel alumínuo). E sobre os ovos: antes de usá-los, deixe-os 10 minutos em uma tigela com água e uma colherzinha de chá de água sanitaria; depois dos 10 minutos é só lavá-los BEM e usá-los. Eu faço isso para evitar a salmonela, já que as claras não cozinham de verdade, e a salmonela é contraída pela casca do ovo, não através do ovo em si.


Depois você me diz o que achou! Qualquer dúvida sobre o que foi ensinado, é só falar que eu respondo! 
Bom apetite! =)

3 comentários:

  1. cara que ótima essas suas dicas! ainda não fiz, vou fazer esse fim de semana pro niver da minha filha, mas ja tenho certeza que vai dar certo. um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, quanto tempo essa cobertura dura fora da geladeira, sem derreter?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo!
      O problema dessa cobertura não é derreter, é que ela pode estragar. Então eu recomendo que seja tirada da geladeira na hora de servir.
      beijinhos e volte sempre!

      Excluir