terça-feira, 7 de junho de 2011

Alfajor para um ou para dois

Eu e minha irmãzinha Nicole, brincando com a Webcam e nossos Alfajores! ^^ 

Semana do dia dos namorados... Eu ia começar a postar receitinhas típicas: biscoitinhos em formato de coração, brownie em formato de coração, docinhos cor-de-rosa, cupcakes com confeitos de coração... Mas, ontem eu estava sem nada para fazer em casa e decidi testar essa receita de Alfajor que eu consegui numa antiga agenda, quando eu tinha uns 12/13 anos: ao final de cada mês havia uma receitinha simples e eu anotei quase todas, então essa de alfajor foi salva =)
Esse alfajor é muito gostoso, e é desnecessário dizer que você pode cortá-los em formato de coração e oferecê-lo a seu/sua amado(a) nesse domingo, né? Presentinhos de comer feitos por você são sempre uma boa pedida, pois em sua maioria não são caros e a pessoa sempre fica feliz por você ter tirado um tempo nos seus afazeres do dia a dia para preparar algo gostoso especialmente para ela :) . Estava falando hoje na faculdade com meus amigos como cozinhar é, para mim, um ato de amor. Quando eu levo algum doce para alguém, estou dizendo "eu te amo" da forma mais fofinha que eu sei dizer... E também, a mais fácil, pois não sou boa em dizê-lo com palavras (ei, eu sou de Escorpião, quanto menos eu disser em voz alta, mais eu te amo!). E acho que no fundo, todo mundo entende! Aproveite essa data para fazer esse docinho para a pessoa especial! Se você não tem uma pessoa especial, faça para si mesmoa(a)! Por que não?
Mas saiba, que eu estou aqui na torcida para você encontrar alguém que lhe diga "Você é a minha Evangeline" (quem já viu A Princesa e o Sapo da Disney, entende o que eu quero dizer!). E, o melhor jeito de se chegar no coração de alguém, é pelo estômago! Quem sabe esse docinho não conquista a pessoa que você ama? Vale a pena tentar ;P !
Sobre a receita: ela é realmente muito fácil de ser feita, não tem mistério. O que pode deixar algumas pessoas confusas é que a receita não diz a espessura da massa ideal para os alfajores, então deixe o quão fino você achar necessário (ela não cresce quase nada, mesmo tendo fermento em sua composição).
Eles não ficaram tão bonitos cobertos porque eu nunca havia coberto nada com chocolate antes... Acredito que os próximos resultados serão melhores :) A prática leva à perfeição ;)

Antes de serem cobertos com o chocolate... 


Alfajor de Doce de Leite

Ingredientes:
100g de margarina
2 ovos
100g de açúcar
200g de farinha de trigo
200g de maisena
1 colher de sopa de chocolate em pó
2 colheres de chá de fermento em pó

Recheio:
1 pote de doce-de-leite
Cobertura:
400g de chocolate meio-amargo

Modo de Preparo:
Pôr a margarina na batedeira, depois os ovos e por último o açúcar. Misture tudo até formar um creme. Deixe de lado e junte os outros ingredientes (em cima de uma mesa): parte da farinha, a maisena, a colher de chocolate e o fermento. Abra um espaço no centro e ponha o creme com o restante da farinha. Misture tudo até ficar uma massa bem consistente. Abra a massa e use um cortador para fazer um número pares de bolachas (usei um do Mickey que minha mãe trouxe da Disney).
Depois de cortadas, as bolachas vão ao fogo médio durante 20 minutos ou até ficarem douradas. Depois de prontas, é a hora do recheio. Espalhe uma camada generosa de doce-de-leite entre dois biscoitos. Cubra com o chocolate derretido com o auxílio de uma colher e de um garfo. Tire o excesso e deixe secar sobre uma folha de papel manteiga por 15 minutos. Obs: Depois dessa etapa, eu tive que colocar os alfajores no freezer, para o chocolate endurecer direito, deixei uns 15 a 20 minutos, depois os retirei e deixei em temperatura ambiente... O chocolate não derreteu até agora :) Não sei se é o tempo ameno, mas não precisei conservá-los em geladeira... Pude até levá-los para a faculdade, enrolados em papel alumínio e não houve problema nenhum. Espero que gostem, depois me contem como se saíram :)

5 comentários:

  1. Nhamiiii! Pode me dizer que me ama me dando mtos docinhos *____* hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Aaaah eu vou fazer pro namorado!!! Ele adora doce, principalmente se leva doce de leite e chocolate!!!:DD

    Steph vc tem mais receitas de doces que são fáceis e rápidos de fazer?

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Uma deliciaaaaa!!!
    Vou tentar fazer aqui em casa e depois eu te conto, hehehe.

    Beeeijo, amiga!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa que amiga desnaturada, agora que eu percebi seu blog! Tá lindo amiga, vou seguir sempre agora, e adorei o alfajor do Mickey. Dá pra fazer com aquele do Mickey que comprei na Disney??? Beijos.

    ResponderExcluir
  5. FOdão \o/ fiz aqui em casa, e ficou mó bom! Familia toda adorou, recomendo!

    ResponderExcluir