terça-feira, 1 de março de 2011

Cupcakes

Um dos meus objetivos em fazer esse blog é mostrar ao maior número de pessoas possível (desde amigos, a amigos de amigos e até os desconhecidos) que cozinhar é fácil. Sério, é super simples mesmo - parafraseando o G. Garvin.
É verdade que algumas pessoas nascem com mais “facilidade” para certas coisas do que outras. Tenho certeza que nasci com mais “facilidade” para cozinhar do que para fazer cálculos matemáticos. Mas não ter “facilidade”, “dom”, “jeito” ou “talento” não o impede de se tornar bom, ou até mesmo muito bom, em qualquer coisa que você resolva se dedicar a fazer. A verdade mais verdadeira é que o talento conta só 30% do produto final. Os outros 70% são compostos por esforço e dedicação. E quando ouvimos essas duas palavras, imediatamente a preguiça abre a porta da nossa sala e senta-se ao nosso lado no sofá, perguntando, com sua voz arrastada: “Você tem certeeeeza que quer ir para a cozinha agora? Por que não manda entregar alguma coisa? É tãão mais fácil...”. Não é verdade?
Mas eu quero mostrar que o esforço e a dedicação na cozinha do dia-a-dia são mínimos! Sério, é muito fácil fazer uma refeição fresca e saborosa. Eu não sou uma pessoa super natureba, do tipo que come arroz integral e proteína de soja todos os dias, e nem acho que essa é a única maneira de ser saudável. Na verdade, eu compartilho da opinião do Jamie Oliver, eu estou longe de passar receitas de dietas, mas sei que é muito mais saudável em termos de obtenção de nutrientes você comer um spaghetti al sugo feito em casa do que uma lasagna light congelada.
A segunda receita super fácil e super simples que passarei para vocês é a dos famosos cupcakes. Eles são bolinhos pequeninos da cultura estado-unidense que virou febre mundial! - apesar de jornalistas infelizes de São Paulo criticarem essa delícia e chamarem de docinho de gordo! Tá certo que as grandes marcas por aí não produzem bolinhos sensacionais, mas você pode começar com essa receita fácil e ir incrementando seu cupcake, que ficará muito melhor do que um comprado. Conforme o tempo for passando eu ensino outras receitas de cupcakes, com outras massas, com recheios e outras coberturas. Mas, vamos começar do princípio, com o mais básico de todos:



Cupcakes da Nigella

Ingredientes:
125g de farinha com fermento
125g de açúcar refinado
125g de manteiga sem sal
2 ovos
2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de essência de baunilha


Cobertura: Glacê Real

Ingredientes:
Pó de Merengue
Água
Açúcar de Confeiteiro

Modo de Fazer:
Pré-aqueca o fogão a 200ºC. Bara o açúcar e a manteiga até formar um creme. Adicione os ovos um a um e um pouco da farinha. Adicione a essência de baunilha e o resto da farinha para depois adicionar o leite. Divida a massa em 12 forminhas e asse por 15 a 20 minutos.
Quando estiverem frios, faça a cobertura (seguindo a receita da caixinha de pó de merengue, encontrado em qualquer loja de confeitaria) e coloque por cima dos bolinhos. Decore com confeitos de sua escolha. Eu fiz as voltinhas com o saco de confeiteiro e joguei confeitos coloridos por cima.

Sobre a massa: quando for incorporar a farinha, por favor, NÃO bata demais! Bata apenas o suficiente para que ela seja incorporada, do contrário o bolo irá solar.

Sobre o forno: Enquanto eles estiverem assando, não abra a porta do forno, só se for imprescindível. Se for abrir, abra MUITO devagar e feche MUITO devagar também, para a temperatura não baixar muito e os bolinhos solarem.

Sobre onde assar os cupcakes: as forminhas de papel são facilmente encontradas em lojas de confeitaria, assim como a travessa de assar muffins e cupcakes. O problema é desembolsar a grana para algo que você não sabe se vai usar sempre. Não se desespere: use as formas de empada da sua avó para colocar as forminhas de papel, e coloque a massa nelas! Ah, é muito importante encher só 1/3 da forminha, porque a massa irá crescer =D. Espero que faça cupcakes e me conte como se saiu!

4 comentários:

  1. NHÁ!!!!!!!! cupcakes!!! doce de gordo o cacete! é um majar dos deuses..fantástico..ngm faz cupcake igual a vc steph..saudades dos seus cupcakes(só de ver as fotos me dá mt água na boca! hahahaha)
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!!! me ajudara para fazer a gracinha pro meu love !!!! brigadao mesmo Sté!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Tenho uma dúvida: qual é a medida exata do fermento e da farinha?. Na receita só diz 125 de farinha com fermento.
    Tks!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?
      Está dizendo: 125g (gramas) de farinha com fermento (vocÊ já compra a farinha de trigo com fermento).
      Caso você só tenha farinha de trigo normal (sem fermento) em casa, use 125g de farinha normal e adicione uma colher de chá de fermento em pó (:
      Espero ter ajudado, qualquer coisa é só falar!
      Beijinhos!

      Excluir