sexta-feira, 4 de março de 2011

Bolinhos (ou Cupcakes) Fod@-se!


Na vida de todos nós há os momentos em que a gente gostaria de mandar um grande "F" pra todo o mundo! Às vezes é para alguém em especial, não é verdade? Quantos de nós já sofreram com um término? Todos! E aquelas situações em que você não está triste com o término, e sim com raiva? É nessa situação que se encontra Giulia Melucci na página 205 de seu romance autobiográfico Amei, Perdi, fiz Espaguete, que foi descrito pelo The New York Times como "Sex and the City com receitas.", e é realmente muito bom. Um romance leve sobre a vida amorosa de uma nova-iorquina que ama cozinhar, é um livro, realmente, de "Memórias de boa comida e péssimos namorados".
Não estou nessa situação no momento, mas gostaria de ter essa receita no passado, quando tive términos que me deixaram com mais raiva do que tristeza (acho que até hoje, nenhum término me deixou realmente triste, só P da vida mesmo! XD), não só porque esses bolinhos são maravilhosos, mas também porque não há nada melhor para um coração partido do que uma boa dose de chocolate (e, CLARO, whisky!).
Aproveitando o aniversário de um dos meus queridos amigos, decidi fazer o bolinho ontem, e ele só recebeu elogios! Então, passo a receita rápida e fácil, deixo o livro como indicação de boa e leve leitura, e espero que compartilhem comigo suas experiências na cozinha. Eu quero mesmo saber como o bolo saiu, hein! (e ah, nunca mais falo palavrão! Da próxima vez que ficar P da vida, eu vou oferecer um bolinho imaginário para a pessoa! huahusa por mais que ela não mereça, já que esse bolinho é muito bom!)!

Bolinhos Fod@-se de Giulia Melucci


Ingredientes para os bolinhos:
-2 xícaras de farinha de trigo
-2 colheres de chá de fermento em pó
-1/2 colher de chá de sal
-1/2 xícara (100g) de manteiga mole
-1 xícara de açúcar
-3 ovos em temperatura ambiente
-1 e 1/2 colheres de chá de essência de baunilha
-3/4 de xícara de leite integral


Modo de Fazer:


Preaqueça o forno a 170 graus.
Ponha as forminhas de papel dentro de forminhas de metal para muffins. Misture a farinha, o fermento, o sal e reserve. Misture a manteiga e o açúcar com um misturador manual (ou uma batedeira) em velocidade média até que esteja fofo; junte os ovos, um a um, depois a baunilha, e bata até ficar suave. Reduza a velocidade da batedeira e acrescente os ingredientes reservados à mistura de manteiga, um pouco de cada vez, alternando com o leite até estar tudo misturado. NÃO MISTURE DEMAIS, apenas o suficiente para incorporar os ingredientes secos, pois senão os bolinhos irão solar (e, como Giulia diz, você já sofreu bastante!). Encha 1/3 de cada forminha e coloque para assar até que a parte de cima esteja dourada e macia (de 20 a 25 minutos).
Rendimento: 12 bolinhos mais ou menos.


Glacê de Whisky e Chocolate (porque você precisa de um drink)


Ingredientes:
-1/4 de xícara de cacau em pó
-2 a 3 colheres de sopa de whisky (dependendo do quanto foi ruim)
-4 colheres de sopa de leite
-1 barra de manteiga sem sal muito mole
-300 gramas de açúcar de confeiteiro peneirado


Modo de Fazer:
Numa vasilha pequena. misture o cacau, o whisky e acrescente 2 colheres de sopa de leite. Bata a manteiga com um misturador manual ou uma batedeira em velocidade média até ficar cremoso, depois junte o açúcar, uma xícara por vez até ficar tudo misturado. Junte a mistura do whisky e continue a bater até a cor ficar uniforme, depois adicione o leite (as outras duas colheres), um pouco de cada vez até que o glacê esteja fofo e possa ser espalhado.
"Não fique tão brava consigo mesma por poder comer mais de um ou dois bolinhos. Fique brava com ele! Leve tudo o que sobrar para o trabalho. Seus colegas vão comer, e você se sentirá mais leve por tê-los compartilhado e por não tentar uma overdose de bolinhos."

Divirtam-se e Bon Appétit!

Um comentário:

  1. sensacional, deu vontade de fazer com a cobertura de whisky mesmo! Parabéns pelo blog! Sucesso! :)

    ResponderExcluir