terça-feira, 26 de março de 2013

Brownies de Cacau e Mímicas de Filme

Sexta-feira passada um dos meus melhores amigos convidou nosso pessoal para a casa dele, para uma social tranquila de mímicas de filme. Mímicas de filme me lembram as saídas da escola, quando eu era adolescente e esperava minha mãe vir buscar a mim e a minha irmã do meio (o que ela só fazia uma hora e meia depois que eu saía, quando levava nossa irmã mais nova pra aula). Outros amigos se juntaram a nós, esperando seus pais ou vans, ou então simplesmente pelo prazer de ficar na companhia uns dos outros. Não sei exatamente quando começamos a brincar de mímica, mas foi algo que se repetiu por muitos e muitos dias.
Havia anos que não fazíamos isso, e decidimos, já "burros-velhos", relembrar. Conversas, vodka russa caseira, e discussões à parte, foi uma noite tranquila e engraçada. Resolvi fazer brownies de cacau para eles, já que aqui em casa o chocolate ao leite costuma ser o rei, não havendo espaço para nada amargo ou meio-amargo (Nicole reclamou: "Você só faz coisas amargas agora, eu não gosto! Faz o brownie normal, doce!").
Como todos adoraram o brownie (menos a Nicole), eu decidi passar adiante essa receita. Mamãe comeu um pedacinho que sobrou e adorou, então repeti a receita no domingo quando meus tios vieram aqui, já que também são fãs de chocolate amargo.
Seu gosto é intenso, um quadrado pequeno é o suficiente para te deixar satisfeito. Cacau em pó é diferente de chocolate em pó, então não confunda as coisas. Cacau não é adoçado, possui anti-oxidantes e faz bem pra você.




Brownies de Cacau
(da Alice Medrich)

Ingredientes:
-125g de manteiga sem sal
-1 1/4 xic de açúcar
-3/4 de xic + 2 colheres de sopa de cacau em pó
-1/4 de colher de chá de sal
-1/2 colher de chá de extrato de baunilha
-2 ovos grandes, gelados
-1/2 xic de farinha de trigo
-2/3 de xic de nozes (opcional. Eu nunca faço brownies com nozes, apesar de amá-las. Prefiro apenas com chocolate)

Modo de Fazer:
1. Pré-aqueça o forno a 180o. Forre totalmente uma assadeira quadrada de 20 cm com papel alumínio, não é necessário untar.
2. Coloque a manteiga em pedaços, o açúcar, o sal e o cacau em banho-maria. Mexa de vez em quando, até que a manteiga tenha derretido e a mistura fique homogênea. Reserve.
3. Depois de esperar alguns minutos para que a mistura esteja morna, não quente, adicione o extrato de baunilha e misture com uma colher de pau. Adicione os ovos, um a um, mexendo vigorosamente após cada adição. Quando a mistura estiver homogênea e brilhante, adicione a farinha de trigo e mexa bem até que ela esteja incorporada. Caso vá usar nozes, essa é a hora de adicioná-las. Coloque a mistura na assadeira e leve ao forno.
4. Asse por 20-25 minutos, até que um palito enfiado no meio saia ligeiramente úmido.
5. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme-o pelo papel alumínio, cortando-o em 16 pedaços.

domingo, 24 de março de 2013

Clássicos de Família: Mac'n'Cheese

Que eu sou admiradora da cultura americana não é segredo pra ninguém. Há muito mais do que hamburgueres, música pop e obesidade mórbida nos EUA.
Há o jazz, o blues, a soul food, a torta de maçã, os cowboys, o Chris Young... A lista é quase infinita e termina com mac'n'cheese. Óbvio que essa receita contribui para a obesidade mórbida do país, mas quem liga? É um clássico, algo que toda mãe sabe fazer, e que todo filho adora. Eu não podia deixar de aprender a fazer, uma vez que a minha curiosidade gastronômica foi aguçada.
Não é light, está longe disso, mas eu aprendi com meu professor francês que o segredo para a boa forma é a moderação. Os franceses consomem 5 vezes mais manteiga que os americanos, e no entanto seu nível de colesterol é infinitas vezes mais baixo. Por que? Porque os franceses não comem até ficarem empanturrados, comem porções pequenas, acompanhadas de salada. Então você pode e deve fazer seu mac'n'cheese, mas não coma a travessa inteira. Recomendo esse prato num almoço de domingo em família, servido com uma salada de folhas variadas e molho de sua preferência.
 A idéia de colocar farinha de pão temperada por cima do mac'n'cheese é do Jamie Oliver, mas eu tenho certeza que ele aprendeu a fazer isso em uma das suas viagens à Itália. Colocar farelo de pão para gratinar pratos que vão no forno é a saída italiana para os dias em que não há queijo parmesão em casa. O Bud, italiano de berço, do Kitchen Boss, usa essa farinha temperada para rechear e empanar carnes e frangos, você pode fazer o mesmo.



Mac'n'Cheese

Ingredientes:
-500g de macarrão (fusilli, farfalle ou qualquer outro de sua preferência)
-250g de queijo ralado grosso (usei mussarela, mas os americanos usam cheddar. Use emmental, gruyère ou o que você quiser)
-100g de queijo parmesão
-duas caixinhas de creme de leite (400g)
-2 dentes de alho
-8 colheres de sopa de farinha de pão (não use farinha de rosca industrializada. Faça a sua própria triturando pão velho ou compre a feita em alguma padaria)
-2 colheres de sopa de mistura de ervas variadas (usei a mistura de ervas selvagens da ilha de Creta, da qual já falei em outra postagem)
-Duas caixinhas de bacon 
-Azeite de oliva
-Sal e pimenta a gosto

Modo de Fazer:
1. Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente pelo tempo indicado na embalagem. (Sempre compro massa Barilla, usei fusilli e cozinhei por 11 minutos).
2.  Enquanto o macarrão cozinha, frite o bacon até ficar crocante (em fogo baixo, mexendo sempre). Reserve.
3. Esprema um dente de alho numa tigela pequena. Adicione as oito colheres de farinha de pão e regue com azeite, até que ela esteja ligeiramente molhada e homogênea, mas não empapada.
4. Escorra o macarrão, reservando 3 xícaras da água do cozimento.
5. Na panela em que foi cozido, já vazia, adicione o macarrão, o creme de leite, os queijos, o outro dente de alho espremido e a água, e leve pra ferver em fogo baixo por 3 minutos. Prove e salgue e apimente a gosto.
6. Em uma assadeira funda, coloque o macarrão, cubra-o com a farinha temperada e coloque o bacon por cima.
7. Leve para o forno a 230 graus Celsius por 20 minutos, até que o creme engrosse e borbulhe, e a farinha esteja gratinada.

Obs: Eu dividi o macarrão em potinhos de cerâmica esmaltada pequenos, como o da foto, fazendo porções individuais, levando-os ao forno pelo mesmo tempo. Fica bem bonito (:



terça-feira, 19 de março de 2013

Chocolate Quente para Corações Gelados

"Quer que eu faça um chocolate quente?" é a pergunta que escapa dos meus lábios quando alguém está triste. É uma bebida simples, mas o calor do chocolate aquecido é reconfortante e preenche um coração abatido pela tristeza, decepção ou desesperança. Nessas horas, eu sempre proponho um filme e chocolate com bolo de baunilha.
Também para os dias frios e chuvosos, essa é a primeira pedida de todos os amantes de chocolate. O que muita gente não sabe é que existem diversas variações da receita.
Com suas origens maia e asteca, a primeira bebida feita à base de cacau e atribuída às divindades indígenas era, na verdade, bastante amarga, feita com cacau e pimenta. Segundo o Larousse do Chocolate, a bebida chamava-se chocolatl, e poderia ser perfumada também com baunilha, mel e até mesmo cogumelos alucinógenos. A história do chocolate é longa, seu sucesso pode ser comprovado até os dias atuais.
Pode-se fazer chocolate quente com leite ou água, adicionando creme de leite para cremosidade extra, chocolate em barra ou em pó ou mesmo o cacau em pó.
Tendo feito algumas delas ao longo dos anos - inclusive a menos glamourosa, mas que quebra o galho nas horas de necessidade, de chocolate em pó e leite - e recebendo amigos em casa, eu decidi fazer minha versão dessa bebida divina.
A receita original, usada em casamentos, celebrações e rituais, e consumida pelas figuras nobres e importantes da sociedade asteca, não chegou até as minhas mãos, mas deixo aqui minha singela homenagem.
Prepare-a para si, se a melancolia da chuva o atingiu, ou se você está passando pelo difícil momento de variações hormonais, para os amigos em horas de necessidade ou para passar o dia com seu amado (chocolate é afrodisíaco, não esqueçam ;D).



Chocolate Quente Para Corações Gelados
(rende 4 porções)

Ingredientes:
- 100 g de chocolate meio-amargo (usei chocolate orgânico 52% da Cacau Show)
-1/4 de xícara de chocolate em pó (usei Dois Frades da Nestlé, que é 50% cacau, 50% chocolate)
-400 ml de leite integral
-1/4 de colher de chá de pimenta caiena
-1 colher de chá de extrato de baunilha
-Creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
-4 pitadas de canela em pó
-Açúcar a gosto (usei 1/4 de xícara)
-1 dose de whisky por caneca/xícara (opcional - eu não coloquei. Mas whisky e chocolate combinam muito)

Modo de fazer:
Coloque o leite e o chocolate em pedaços, em pó e o açúcar (caso deseje) para derreter em fogo baixo, mexendo sempre, sem deixar ferver. Quando estiver tudo bem incorporado e quente, adicione o extrato de baunilha e as pitadas de pimenta caiena e misture. Divida em quatro canecas, coloque uma colher de creme de leite fresco batido em cada um e finalize com uma pitada de canela em pó.
Caso você esteja tendo um dia ruim e precise de um drink, coloque uma dose de whisky no fundo da caneca ou xícara, antes de completá-la com o chocolate quente.
Satisfação garantida ;)